Pequeno guia para o sucesso escolar

On 20 de Maio de 2014 by admin

Muitos pais não sabem o que fazer com os seus filhos: Têm más notas e parecem não conseguir um 5 a Matemática por nada deste mundo. Já os obrigaram a estudar durante horas a fio, deram-lhes presentes quando tiveram um ‘excelente’ e ganharam muitos cabelos brancos com as chamadas de atenção do director de turma para a média do final do ano.

Mas afinal, qual a melhor maneira de os manter motivados na escola? A Viena International School (VIS) dá 12 truques aos seus alunos para alcançar o sucesso escolar. Aos alunos! Não aos pais…

1 – Pensar positivo: Tens muito mais hipóteses de ter boas notas se acreditares em ti. Diz a ti mesmo o quanto vales, vais ver que resulta.

2 – Ser organizado:

 – Em casa, tem todo o material escolar no mesmo sítio e não deixes nada espalhado pelo quarto. Pode ser uma mesa, uma caixa, o que preferires, mas faz com que aquele seja sempre o lugar das coisas da escola. Faz a mochila no final do dia anterior e não de manhã, no meio da correria para sair. Ah! E essa correria deve ser evitada… Custa sair da cama, mas tenta acordar com tempo para fazeres tudo com calma, o dia vai ser mais produtivo.

- Na escola, mantém os cadernos diários organizados e ‘limpos’, escreve todos os trabalhos de casa que te mandam, e mantém a mochila organizada, de forma a encontrares tudo o que precisas num instante.

3 – Responsabilizar-se: Não culpes sempre os outros quando as coisas correm mal, vê qual foi o teu papel na situação e avalia de uma forma justa as tuas acções. Admite o que fizeste e tenta realizar acções positivas para emendar os teus erros.

4 – Participar: Levanta a mão quando o professor faz uma pergunta e não tenhas vergonha de esclarecer dúvidas. Os professores gostam de saber que estás interessado na matéria e  que queres aprender mais coisas.

5 – Mostrar iniciativa: Não esperes que alguém faça as coisas por ti – se vês algo que tem que ser feito, voluntaria-te. Sugere ideias, os professores vão gostar de te ver a ter uma atitude activa.

6 – Pedir ajuda: Se tens algum problema e não sabes como o resolver, não hesites em pedir ajuda, mesmo que nada tenha a ver com questões escolares. Não tenhas medo de falar com um professor ou um vigilante, eles vão saber ajudar-te e tu vais conseguir ficar mais calmo e concentrado. E lembra-te: Todos os adultos na tua escola querem que sejas bem-sucedido!

7 – Ser realista: A melhor sensação do mundo é quando estabelecemos uma meta e conseguimos alcançá-la. Mas atenção, é normal não conseguires fazer tudo. Mas algumas consegues de certeza! Percebe em que áreas em que és bom e aposta nelas.

8 – Prestar atenção: Faz um esforço para ouvires tudo o que te dizem e para te manteres atento. Tenta desenvolver estas capacidades, porque com o passar do tempo vais ficando cada vez melhor. Aprender a prestar atenção vai ajudar-te em muitas coisas – vais conseguir ouvir melhor o que o professor tem para dizer, reter mais informação e poupar muito do tempo que dedicas ao estudo.

9 – Sempre saudável: Come bons alimentos, dorme as horas certas e faz exercício físico. Mantém-te sempre longe dos cigarros, álcool e drogas. Corpo saudável = mente saudável.

10 – Relaxar: Aprende a gerir bem o teu tempo, porque isso vai ajudar-te a lidar com o stress. Aproveita o tempo com os teus amigos e arranja uma actividade que te ajude a relaxar.

11 – Não ter medo de trabalhar: Ser estudante implica a mesma disponibilidade e o mesmo tempo que um trabalho a tempo inteiro. Se queres ter sucesso, tens que te esforçar. Algumas disciplinas vão ser mais difíceis do que outras, mas não te preocupes se não conseguires ter boas notas logo ao início, esforça-te e vais ver que, com ou sem ajuda, vais conseguir alcançar o teu objectivo (este tem que ser sempre realista. Vê o ponto 7).

12 – Não ter medo de errar: “Errar é humano”, já diziam os mais antigos. Não deixes de fazer alguma coisa só por teres medo que não saia bem. Afinal, todos aprendemos com os erros…

 

 

in Sol – 20.maio’14

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>