19 de Março: Dia do Pai

On 19 de Março de 2016 by MV

datas-comemorativas-dia-do-pai-b45073

A Associação de Pais e Encarregados de Educação deseja a todos os pais um dia feliz, na companhia dos seus filhos.

 

OS VALORES PARA A FELICIDADE QUE OS PAIS DEVEM TRANSMITIR

 

As qualidades humanas que todos os pais devem valorizar e ensinar para que os filhos sejam, no presente e no futuro, mais felizes

O papel de todos os pais é muito mais do que assegurar o bem-estar físico dos filhos, providenciar-lhes estudos e dar-lhes um teto. O grande desafio e talvez o mais importante é… educar!

No seu livro «Educar com amor», publicado por A Esfera dos livros, Mário Cordeiro, o pediatra mais lido em Portugal, recorrendo a casos práticos e à sua longa experiência profissional, explica que educar «é a maior prova de amor que os pais podem dar a um filho» e «é das tarefas mais exigentes que se pode pedir a alguém».

Esta missão requer, segundo o autor, «doses (toneladas!) de paciência, calma, fleuma, resignação, perseverança, tolerância. Tudo sinónimos, mas que, dado o desafio, vale a pena aqui escrever. (…) Consiste em dar pautas e normas, mas deixar a criatividade, o génio humano e o improviso acontecerem para que a natureza dos filhos venha ao de cima dentro das regras sociais instituídas». Segundo o autor, em entrevista à Prevenir, «não havendo na vida certezas nem passaportes para a felicidade, uma criança estruturada a todos os níveis, no futuro, sentir-se-á melhor, irá saber reagir em situações adversas e será uma mais-valia importante para os outros».

Como tal, existem valores e qualidades humanas que a tornarão mais feliz e equilibrada. Em «Educar com amor», Mário Cordeiro destaca seis dessas leis universais e diz-lhe como transmiti-las ao seu filho. Estes são, de acordo com o especialista, os seis pilares em que os progenitores e os educadores devem centrar a educação dos mais novos:

  1. Empatia
  2. Coragem
  3. Partilha
  4. Honestidade
  5. Altruísmo
  6. Responsabilidade

Veja o artigo integral em Sapo LifeStyle

Texto: Paula Barroso com Mário Cordeiro (pediatra)

 

 

Comments are closed.