EIDH: escola de sucesso

26 de Fevereiro de 2015

euroscola_580

euroscola_2

parlamento

Os alunos da nossa escola tiveram uma prestação brilhante no Concurso Parlamento dos Jovens e Euroscola, cujas sessões distritais tiveram lugar esta semana nos dias 23 e 24 de fevereiro. No Ensino Secundário, os nossos alunos (Inês Ferreira, Nuno Martins e Álvaro Pinheiro, do 11ºano) foram uma das cinco escolas selecionadas para representar o distrito de Braga na sessão nacional que terá lugar a 25 e 26 de Maio, em Lisboa. No concurso Euroscola a nossa escola foi a vencedora a nível distrital e irá defender o seu projecto em Lisboa, em competição com mais dezassete escolas, representantes dos restantes distritos do país. Neste concurso, o objetivo é vencer em Lisboa para defender, no próximo ano, o projecto em Estrasburgo. O projeto Euroscola foi apresentado pelas alunas Andreia Marques e Rita Araújo, do 11º ano, do Curso Profissional Técnico Multimédia.

Quer no Concurso Parlamento dos Jovens, quer no Euroscola, os nossos alunos, respondendo ao tema deste ano, “Ensino Público & Privado – que desafios?”, procuraram demonstrar que o desafio fundamental é a liberdade de escolha, quer dos pais, quer dos alunos, em Portugal e na Europa. Assim, a apresentação dos alunos deu enfoque à qualidade de ensino, à justiça, à equidade e igualdade de oportunidades, à educação democrática e aos direitos fundamentais como valores elementares da educação, quer no ensino público quer privado, salientando que as escolas privadas com contrato de associação asseguram justamente estes valores.

O Concurso Parlamento dos Jovens e Euroscola é um importante projeto da nossa escola ao nível da educação para a cidadania, em especial a cidadania política. Nestes dois projetos foram envolvidos desde o início do processo quase todos os alunos do Ensino Secundário e Básico. Em ambos os níveis de ensino os alunos realizaram debates, eleições e sessões escolares, tendo a nossa escola contado, no Ensino Básico, com a participação do deputado Nuno Reis e, no Ensino Secundário, com o deputado João Lobo, ambos do círculo eleitoral de Braga.

Share

A nossa escola na final do concurso “Ideias com fibra” da Universidade do Minho

20 de Fevereiro de 2015
A nossa escola na final do concurso “Ideias com fibra” da Universidade do Minho

O concurso Ideias com Fibra é organizado pelo projeto Fibrenamics e tem como objetivo lançar para o mercado ideias inovadoras, que se possam tornar um negócio, e assim revolucionar o mercado com as fibras. Apesar do trabalho do Diogo Couto, do Curso Profissional de Energias…

Read more »

Alexandre Aibéo proferiu palestra para professores da nossa escola

18 de Fevereiro de 2015
Alexandre Aibéo proferiu palestra para professores da nossa escola

O Ano Internacional da Luz será celebrado ao longo de 2015 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da…

Read more »

É preciso ter lata… estamos na final

17 de Fevereiro de 2015
É preciso ter lata… estamos na final

O Externato Infante D. Henrique foi hoje apurado para a fase nacional do Concurso “É preciso ter lata” que vai ter lugar no Estádio Municipal de Braga, nos dias 27…

Read more »

Ciência em ação para os mais novos

13 de Fevereiro de 2015
Ciência em ação para os mais novos

No âmbito de parcerias de cooperação pedagógica estabelecidas com os Agrupamentos de Escolas que integram as escolas do 1º ciclo e jardins de infância pertencentes à área de influência pedagógica do…

Read more »

Alunos do 11º ano no Centro Champalimaud

12 de Fevereiro de 2015
Alunos do 11º ano no Centro Champalimaud

A nossa escola ofereceu a 12 alunos do 11º ano a oportunidade de visitar as instalações desta fundação e de realizar uma atividade experimental com um dos seus investigadores. A…

Read more »

EIDH no Corta-Mato Distrital de Braga

8 de Fevereiro de 2015
EIDH no Corta-Mato Distrital de Braga

Cerca de 50 alunos da nossa escola participaram no passado dia 5 de fevereiro no Corta- Mato Distrital do Desporto Escolar, realizado na Pista de Cross “Gémeos Castro” em Guimarães. Foram…

Read more »

3 a 22 de fevereiro: inscrições para o certificado Cambridge English Language Assessment

5 de Fevereiro de 2015
3 a 22 de fevereiro: inscrições para o certificado Cambridge English Language Assessment

No dia 6 do próximo mês de maio, às 14 horas, todos os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade em Portugal continental vão fazer o exame escrito “Preliminary…

Read more »

Dança da Liberdade de Escolha da Escola uniu a comunidade educativa

1 de Fevereiro de 2015

Share

Read more »

Quinta de Cartemil voltada para o Turismo em Espaço Rural

31 de Janeiro de 2015
Quinta  de Cartemil voltada para o Turismo em Espaço Rural

Os alunos das turmas 11ºD e 12ºC, do Curso de Línguas e Humanidades, participaram no dia 29 de janeiro, da parte de tarde, numa visita a uma casa de Turismo em Espaço…

Read more »

Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, no CRE

28 de Janeiro de 2015
Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, no CRE

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas e o Centro de Recursos Educativos, com o objetivo de comemorar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, dinamizou uma palestra…

Read more »

31 de janeiro: Prémios de Excelência e de Mérito no PEB

19 de Janeiro de 2015
31 de janeiro: Prémios de Excelência e de Mérito no PEB

A nossa Escola vai realizar no próxima sábado, no auditório do Parque de Exposições de Braga, com início às 15H30, uma cerimónia destinada a Entregar diplomas e troféus aos alunos…

Read more »

Captain Apple

captain

Quadros de Mérito e de Excelência 2013-14

Premio_Excelencia_160px

Departamento de Educação Física e Desporto

ed_fisica
a_pais_eidh_160px
cre
moodle_eidh_160px
logo-CQEP-160px
facebook_like

Arquivo

Parentalidade Positiva

O Projeto Educativo da nossa Escola assenta no fundamental princípio expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos de que pertence aos pais a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos.

A matrícula numa escola não representa uma delegação do exercício de uma parentalidade positiva e muito menos isenta os pais do dever de educar os filhos em contexto familiar e de os acompanhar assiduamente no seu percurso escolar.

É por isso que a nossa Escola quer criar todas as condições para que os pais exerçam efetivamente o seu poder-dever de participação ativa na vida da escola, incentivando e acarinhando essa participação.

O sucesso escolar e educativo só é alcançável através de uma forte aliança entre a escola e a família e de um firme compromisso mútuo dos professores e dos pais.

logo_MEC_160px
Estabelecimento de Ensino integrante da rede pública. Financiado pelo Ministério da Educação e Ciência ao abrigo do contrato de associação.

Hit Counter provided by Acrylic Display