40 alunos ajudaram a “reflorestar Braga”

25 de Novembro de 2014

E como Eco-Escola que somos fomos, pelo segundo ano consecutivo, ajudar a florestar o Monte Picoto, em Braga

 

Na tarde agradável do dia 21 de novembro, 40 alunos das turmas 5ºB e 6ºG, acompanhados pelos professores Augusta Pinto, Isaura Leite, José Alberto Pereira, Rui Leite e pela Lília Cunha, deslocaram-se ao Monte do Picoto em Braga, onde, com a coordenação da Câmara Municipal, se iniciou a 2ª fase da reflorestação daquele local. Esta atividade contou, novamente, com a colaboração de algumas das Eco-Escolas de Braga, entre as quais se encontra a nossa escola.

É objetivo da Câmara Municipal de Braga transformar o Monte Picoto num dos maiores parques urbanos de floresta autóctone. Foi-nos pedido que levássemos alguns carvalhos da nossa área de residência, com o objetivo de introduzir diferentes exemplares da mesma espécie e, desta forma, aumentar a variabilidade genética das espécies a plantar na zona do Picoto. Já no local recebemos algumas instruções e rapidamente iniciamos o processo de plantação. Durante a tarde passaram pelas nossas mãos espécies como o sobreiro e o carvalho. Além de plantarem pequenas árvores os alunos também semearam bolotas.

Apesar de algumas dificuldades técnicas que surgiram, devido ao facto de o solo conter muitos fragmentos rochosos, que dificultavam o processo de abertura dos buracos, a motivação e empenho com que os nossos alunos enfrentaram o problema rapidamente permitiu que tarefa fosse cumprida com sucesso.

Durante o dia voltamos a usar a técnica de sementeira designada por “Nendo Dango”, desenvolvida por um japonês e que corresponde ao envolvimento de sementes com argila, formando pequenas bolas que devem ser lançadas à terra. Desta forma, lançamos sementes leguminosas que na altura certa irão iniciar o processo de germinação tornando mais bonito e mais verde o Monte do Picoto.

No final da atividade ofereceram-nos um pequeno lanche. Mais uma vez constatamos o empenho com que os nossos pequenos alunos encaram estas atividades, representando a escola de uma forma muito responsável e digna. Alguns dos nossos voluntários quiseram trazer bolotas que irão fazer germinar em pacotes de leite e que irão depois plantar em zonas próximas das suas casas.

Esta é terceira vez que a nossa escola, como Eco-Escola, participa na regeneração do Monte Picoto, duas vezes para florestação e uma vez na eliminação de espécies invasoras, como as mimosas.

Em nome do Projeto Eco-Escolas e do Clube Mundo da Ciência um agradecimento aos alunos e aos professores que tornaram possível a participação da nossa escola nesta atividade, em especial, aos professores José Alberto e Rui leite pela motivação dos seus alunos para a participação nestas atividades.

Share

EIDH: Futsal em alta no + Desporto da AEEP

25 de Novembro de 2014
EIDH: Futsal em alta no + Desporto da AEEP

No passado fim de semana, o projeto +Desporto, uma iniciativa da AEEP-Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, conseguiu reunir nos vários convívios de Norte a Sul do país mais de 300 alunos nas modalidades de Futsal, Basquetebol, Rugby e Natação. Por partes, tudo…

Read more »

10º F em aula de campo no Mosteiro de Tibães

19 de Novembro de 2014

No dia 28 de outubro, a turma F do 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar visitou o Mosteiro de Tibães e assistiu a uma aula de campo no espaço exterior do mosteiro, a Cerca Conventual. A Cerca…

Read more »

20 de novembro: Dia Mundial da Filosofia

19 de Novembro de 2014
20 de novembro: Dia Mundial da Filosofia

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas (grupo de Filosofia) assinala quinta-feira, 20 de Novembro, a comemoração do Dia Mundial da Filosofia, com a actividade “Gosto de Filosofia!”. Nesta atividade, que decorrerá no átrio…

Read more »

Alunos de Espanhol foram a Vigo em visita de estudo

18 de Novembro de 2014
Alunos de Espanhol foram a Vigo em visita de estudo

No dia 12 de novembro, as turmas de Espanhol – 7º A, 8º A e 9º A – acompanhadas por seis professoras, realizaram uma visita de estudo a Vigo. Os…

Read more »

11º ano: Visita de estudo a Cabeceiras de Basto

10 de Novembro de 2014
11º ano: Visita de estudo a Cabeceiras de Basto

No dia 22 de outubro, 86 alunos das turmas A, B, C e D de 11º ano, acompanhados pelos professores de Português, Biologia e Geologia e Geografia, realizaram uma visita…

Read more »

15 de novembro: ECO-MAGUSTO em Nine

6 de Novembro de 2014
15 de novembro: ECO-MAGUSTO em Nine

A ligação entre a nossa Escola e a Comunidade que servimos constitui um dos pontos fortes do nosso projeto e da nossa ação educativa. Assim queremos promover ao longo deste…

Read more »

Academia de Línguas abre-se à comunidade

26 de Outubro de 2014
Academia de Línguas abre-se à comunidade

Share

Read more »

16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação

26 de Outubro de 2014

Nos dias 13 a 17 de outubro decorreu na nossa Escola a “Semana da Alimentação” durante a qual diversas iniciativas contribuíram para a reflexão da comunidade escolar sobre questões importante da…

Read more »

A terra tremeu a 13 de outubro, às 10H13…

19 de Outubro de 2014

Share

Read more »

EIDH: 12ª Bandeira Verde das Eco-Escolas

19 de Outubro de 2014
EIDH: 12ª Bandeira Verde das Eco-Escolas

Vila Nova de Gaia recebeu no dia 15 de outubro cerca de 4000 pessoas, entre alunos, professores, municípios e outros convidados, para celebrar o bom trabalho realizado pelas Eco-Escolas no ano letivo…

Read more »

Tuna EIDH comemora 25 anos

10 de Outubro de 2014
Tuna EIDH comemora 25 anos

Bilhetes à venda na Bilheteira do Theatro Circo (Braga) ou na BILHETEIRA ON LINE clicando AQUI. Preço único: 6,00€ Share

Read more »

Departamento de Educação Física e Desporto

ed_fisica
a_pais_eidh_160px
cre
moodle_eidh_160px
logo-CQEP-160px
facebook_like

Arquivo

Parentalidade Positiva

O Projeto Educativo da nossa Escola assenta no fundamental princípio expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos de que pertence aos pais a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos.

A matrícula numa escola não representa uma delegação do exercício de uma parentalidade positiva e muito menos isenta os pais do dever de educar os filhos em contexto familiar e de os acompanhar assiduamente no seu percurso escolar.

É por isso que a nossa Escola quer criar todas as condições para que os pais exerçam efetivamente o seu poder-dever de participação ativa na vida da escola, incentivando e acarinhando essa participação.

O sucesso escolar e educativo só é alcançável através de uma forte aliança entre a escola e a família e de um firme compromisso mútuo dos professores e dos pais.

O tempo em Braga

Braga
26 de Novembro de 2014, 6:11
Nuvens intermitentes
Nuvens intermitentes
9°C
Previsão 26 de Novembro de 2014
Dia
Céu muito nublado
Céu muito nublado
16°C
Previsão 27 de Novembro de 2014
Dia
Muitas nuvens e trovoada
Muitas nuvens e trovoada
16°C
Previsão 28 de Novembro de 2014
Dia
Chuva
Chuva
14°C
Previsão 29 de Novembro de 2014
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
17°C
Previsão 30 de Novembro de 2014
Dia
Algum sol
Algum sol
19°C
 
logo_MEC_160px
Estabelecimento de Ensino integrante da rede pública. Financiado pelo Ministério da Educação e Ciência ao abrigo do contrato de associação.

Hit Counter provided by Acrylic Display