Eu sei como melhorar a minha escola

30 de Maio de 2011


A Direcção da Escola lançou um Concurso d’Ideias dirigido aos alunos que são convidados a apresentarem ideias e sugestões a concretizar no próximo ano lectivo e que sejam susceptíveis de contribuir para melhorar a Escola e o serviço de educação e ensino que ela presta. As ideias e sugestões devem ser enviadas para o endereço “diretor@alfacoop.pt”. Os 10 alunos com melhores sugestões para o próximo ano lectivo, receberão, cada um, um cartão/prenda da FNAC no valor de 20,00 EUR.

O Director Pedagógico enviou uma mensagem aos pais e encarregados de educação na qual lhes pede que incentivem os alunos a participarem neste concurso:

“Senhor(a) Encarregado(a) de Educação
Conhecer a opinião dos alunos e dos pais sobre a Escola é para mim, enquanto Director Pedagógico, muitíssimo importante, nomeadamente nesta fase de preparação do próximo ano lectivo.
Tenho para mim que a Escola deve corresponder às expectativas e aos anseios, aos sonhos até, dos alunos e dos pais.
É por isso que venho pedir a sua DUPLA colaboração.
Primeiro, que incentive o seu filho ou educando a participar no Concurso d’Ideias “Eu sei como melhorar a minha escola”. Os alunos estão a ser desafiados a enviarem-me ideias ou sugestões para melhorar a escola e o seu serviço de educação e ensino no próximo ano lectivo: organização dos horários dos alunos, composição das turmas, distribuição de espaços na escola, actividades de ocupação dos tempos livres, metodologias de ensino-aprendizagem, inovações pedagógicas, novos e diferentes serviços no espaço escolar, transportes, bares, refeitório, sala de estudo, serviços de apoio aos alunos e às famílias, etc.
Estas ideias e sugestões podem ser enviadas até ao dia 15 de Junho para “diretor@alfacoop.pt. Os 10 alunos que apresentem as melhores ideias e cujas ideias sejam, ao mesmo tempo, concretizáveis e susceptíveis de melhorar a escola receberão, cada um, um cartão/prenda da FNAC no valor de 20,00 EUR.
Segundo, que utilize este mesmo endereço para me fazer chegar a sua apreciação da escola e as suas sugestões para o próximo ano lectivo. Gostaríamos de oferecer aos nossos alunos actividades diferentes  e que constituam uma marca distintiva da nossa Escola. A título de exemplo, a Embaixada da Finlândia desafiou a nossa Escola a ser a “escola-piloto” para a implementação em Portugal de uma plataforma informática que permite a utilização do telemóvel como ferramenta de ensino e de aprendizagem. Aceitámos o desafio e este projecto começará no próximo mês de Setembro…
Faça-me chegar as suas ideias e sugestões. Nenhuma será descartada sem uma reflexão ponderada.”
 
 
 
 
 
Caro(a) ALUNO(A)
 
 Há duas marcas essenciais no serviço de educação e ensino que a nossa Escola vem prestando há mais de 40 anos: gratuitidade e qualidade.
 
O carácter gratuito da educação e do ensino é e continuará a ser assegurado à nossa Escola pelos financiamentos do Estado Português e da União Europeia, através do Contrato de Associação e do POPH.
 
qualidade tem ser uma preocupação constante da Escola enquanto organização, dos professores, dos funcionários, dos alunos e dos pais.
 
Embora o país e a sociedade estejam neste momento limitados nas suas ambições legítimas, é sempre possível, introduzir nas organizações pequenas ou grandes melhorias que se traduzam em passos  importantes rumo à excelência.
Nesta altura em que a Direcção da Escola está a preparar o próximo ano lectivo tendo como objectivo fundamental corresponder aos anseios e expectativas dos alunos e das famílias, parece-me determinante auscultar os alunos que são o centro da acção educativa.Por isso, estamos a lançar este concurso d´ideias com o lema “eu sei como melhorar a minha Escola”, dirigido a todos os alunos.

Cada aluno, devidamente identificado, pode apresentar à Direcção da Escola uma ou mais ideias ou sugestões de melhoria a implementar no próximo ano lectivo, enviando uma mensagem de correio electrónico para diretor@alfacoop.pt, até ao dia 15 de Junho.

A qualidade concretiza-se, muitas vezes, através de pequenas melhorias. Todas as ideias ou sugestões recebidas serão avaliadas por um júri presidido pelo Director da Escola.

Os 10 alunos que apresentem ideias mais interessantes para a melhoria da Escola receberão, cada um, um cartão oferta da FNAC, no valor de 20,00 €.

É claro que serão premiadas as ideias que, para além de serem susceptíveis de melhorar a Escola, sejam também concretizáveis.

Fico à espera da tua ideia, da tua sugestão.

A tua opinião conta… e conta muito.

O Director

 
 

 

Share

One Response to Eu sei como melhorar a minha escola

  1. Bernardo Cerqueira
    1 de Junho de 2011 at 18:19

    São ideias como estas
    Que define instituições,
    Evita-se abrir brechas,
    Cimentam-se conclusões.

    A ideia em questão
    É benéfica em democracia,
    O conhecer a opinião,
    É partilhar no dia a dia.

    Liguei o pc e vi
    O título,logo notei,
    Ao ler o mesmo senti,
    O parecer que versejei.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

facebook_like

Quadros de Mérito e de Excelência 2013-14

Premio_Excelencia_160px
cre
a_pais_eidh_160px

Departamento de Educação Física e Desporto

ed_fisica

Captain Apple

captain
moodle_eidh_160px
logo-CQEP-160px

Arquivo

logo_MEC_160px
Estabelecimento de Ensino integrante da rede pública. Financiado pelo Ministério da Educação e Ciência ao abrigo do contrato de associação.
ue_160 P2020-logo-160

Hit Counter provided by Acrylic Display